BLOG

  • Saúde Bucal em Atletas

    Saiba como a saúde bucal em atletas pode afetar o rendimento desde atletas olímpicos até os atletas de fim de semana.

     
    É de consenso geral, na odontologia esportiva, que a saúde bucal em atletas interfere diretamente no desempenho durante a prática dos esportes. Então, quando falamos de atletas, não estamos falando apenas nos de alta performance. Mas também das pessoas que praticam exercícios regularmente ou apenas jogam aquele futebol com os amigos.  

    Entre os problemas mais comuns de saúde bucal em atletas, está a má oclusão ou DTM. Que pode ser resultado de fatores genéticos, ou de impactos causados durante os a prática de esportes e exercícios.  

    A tensão emocional também é uma grande vilã para o agravamento da saúde bucal em atletas. Devido à grande carga de adrenalina e “nervosismo” em situações adversas. Em momento de apreensão ou força é comum que, inconscientemente, a pessoa comece a “morder” os próprios dentes, como forma de aliviar a pressão e extravasar (como golpes, arremessos, chutes, cabeçadas, impulsões, etc.). Ou seja, é um movimento tão natural que, na maioria das vezes, a gente nem percebe.  

    O estresse corriqueiro na vida dos atletas de alto nível também afeta o seu lado emocional. Portanto, tratamentos psicológicos também são fundamentais. Conviver diariamente com a pressão dos resultados, lesões, derrotas e objetivos, exige um trabalho psicológico. Assim, evitando que toda essa carga seja repelida ao dormir, por exemplo, o que pode acarretar em diversos problemas de sono como o ronco e bruxismo.  

    Uma das melhores formas de suavizar essa tensão sem prejudicar os dentes e as articulações é o uso de protetores bucais durante a prática do esporte. Quando o contato físico é inevitável, é importante que tenha alguma ferramenta para aliviar as “pancadas”.

     

    Quais são as consequências?

     
    As dores de cabeça, zumbidos no ouvido, problemas na articulação e até mesmo na coluna podem diminuir o rendimento dos atletas. Afinal, são condições adversas que vão prejudicar o foco e até mesmo a condição física.  

    A saúde bucal em atletas deve ser de extremo cuidado. Começando pela escovação correta. Até mesmo os cuidados mais básicos de higiene podem atrapalhar, pois a boca é a porta de entrada do corpo. E se ela estiver “frágil”, isso pode acarretar em lesões e falhas do sistema imunológico. Consequentemente, deixando a pessoa vulnerável a infecções, gengivite e doenças periodentais.  

    Então, se você gosta, pratica ou tem a intenção de começar a realizar esportes, dê uma atenção especial à sua saúde bucal. Em caso de dores, desconfortos, ou qualquer sintoma distinto, converse com o seu dentista. Ele é, com certeza, a pessoa mais indicada para te ajudar.  

    Se as dores na articulação já são uma realidade na sua vida, vá ao dentista e faça uma avaliação de ATM. Se ele usar os produtos como papéis de articulação Bausch, você terá um diagnóstico preciso para resolver o seu problema.  

    E caso você seja um dentista, confira nosso estoque de produtos e ofereça o melhor aos seus pacientes em seu consultório.

    Facebook Comments