BLOG

  • Roncando alto? Seu problema pode ser má oclusão.

    Se você está roncando alto, fique atento! Existem várias maneiras de solucionar o seu problema.

    Se frases como “Nossa, você está roncando alto demais! Eu nem consegui dormir” são comuns para você, está na hora de procurar um especialista.

    O ronco é causado por diversos fatores diferentes. Como bloqueios nasais, problemas de respiração, cansaço, stress, e muito mais. Entretanto, um dos mais preocupantes causadores deste problema é a má oclusão.

    Você já viu aqui o que é a oclusão. Agora vamos explicar como ela pode interferir no seu sono e no sono de quem dorme ao seu lado.

    Os problemas na mordida, além de afetarem o seu dia a dia, também acarretarão em uma, ou várias, noites mal dormidas.

    Diversos estudos apontam que, em média, quase metade da população brasileira apresenta dificuldades para dormir. Essa “epidemia” vem preocupando especialistas de toda a área da saúde. Pois afeta diretamente toda a qualidade de vida das pessoas.

    Desde alimentação inadequada, ansiedade, stress e até problemas odontológicos ou endócrinos. Vários motivos podem fazer com que você esteja roncando alto.



    Os mais conhecidos distúrbios de sono são a hipopneia e a apneia.



    A hipopneia é considerada como uma diminuição do fluxo aéreo na respiração. Já a apneia é a completa interrupção do movimento natural para se respirar. Ou seja, é como se você parasse de respirar por um instante, e a reação natural do seu corpo é “buscar” mais oxigênio.

    Entre as consequências deste estado de interrupção da respiração está o ronco. Porque o movimento dos músculos e a entrada/saída de ar causam este “reflexo”. Portanto, se você passa muito tempo roncando alto, é sinal que as suas vias aéreas podem estar parcialmente ou totalmente bloqueadas enquanto você dorme.



    E onde entra a oclusão?



    A oclusão é responsável pela articulação da mandíbula. Assim, em caso de alguma disfunção (DTM), todo o movimento oclusal pode ser prejudicado. E se você dorme mal todos os dias, todo seu sistema irá reproduzir consequências dessa falta de descanso.

    A retrusão mandibular, por exemplo, está entre as principais causas de apneia e ronco. Devido ao mau posicionamento e compressão da parede posterior da cavidade articular do osso temporal (que também pode causar muita dor).

    Aliás, um dos grandes segredos de uma boa noite de sono está no relaxamento dos músculos. Ou seja, os tecidos da faringe e a mandíbula acabam se estreitando, deslocando e até mesmo obstruindo a passagem de ar. Consequentemente, você continuará roncando alto.



    Procure um especialista



    Você já deve ter visto muitos casos de pessoas comprando aparelhos, máquinas, realizando tratamentos “milagrosos”, mas mesmo assim não conseguem parar de roncar.

    Para que você resolva o seu problema da maneira mais adequada, procure um especialista. Converse com o seu dentista e realize um diagnóstico de oclusão com precisão.

    Os papéis de articulação Bausch estão presentes nos melhores consultórios do Brasil e do mundo, oferecendo a qualidade e a assertividade que você merece. Se o seu dentista tem Bausch, pode confiar.

    Facebook Comments