BLOG

  • A Mastigação dos Idosos

    A mastigação dos idosos traz problemas inevitáveis com a chegada da 3ª idade. Saiba como realizar o tratamento mais adequado e sem perder a qualidade de vida.

     

    CUIDADOS

    Um dos grandes problemas na mastigação dos idosos é que muitos deles, e até mesmo seus filhos/cuidadores, acabam deixando de lado a saúde bucal por conta da chegada de outras doenças resultantes da idade avançada. Mas o que muitos não sabem, é que esse descuido pode potencializar o mal causado por essas doenças, e até mesmo gerar novos distúrbios e disfunções no organismo. Um dos problemas mais comuns na mastigação dos idosos é a má oclusão, que também pode ser chamada de DTM (disfunção  da articulação temporomandibular).

     

    SINTOMAS DE DTM

    Existem diversos sintomas de DTM que podem passar despercebidos no dia a dia. No entanto, o tratamento ortodôntico é fundamental para que os sintomas não se agravem e, consequentemente, se tornem mais complicados de tratar. Os principais sintomas são:
    • Dores frequentes no rosto e nos maxilares;
    • Dificuldade para falar, mastigar ou abrir a boca para qualquer outra coisa, como bocejar, por exemplo;
    • Barulho de “clique” ou estalos ao abrir e fechar a boca, como se estivesse travada;
    • Bruxismo, identificado pelo ranger dos dentes;
    • Pressão atrás dos olhos;
    • Dor ou zumbido constantes nos ouvidos, assim como sons percebidos de forma abafada;
    • Frequentes dores de cabeça, parecidas com enxaqueca;
    • Inchaço nas laterais do rosto;
    • Dificuldade para dormir, insônia, ronco alto;
    • Dores no pescoço.
     

    TRATAMENTOS

    Existem diversas maneiras de realizar tratamentos para precaução e correção dos problemas na mastigação dos idosos. Com o avanço da tecnologia e acessibilidade, os tratamentos estéticos, como o botóx, por exemplo, tornaram-se muito populares para esse nicho da população. Porém, é importante lembrar que este procedimento, na maioria das vezes, não corrige funções de articulação que são necessárias para o nosso corpo. Portanto, além destes procedimentos de correção estética, também são necessários os tratamentos ortodônticos, como o uso de aparelhos, placas oclusais, etc., sempre com o acompanhamento de um dentista profissional.  

    HIGIENE BUCAL

    A saúde bucal é um fator que deve ser levado com o máximo de consideração, pois é na escovação e na limpeza dos dentes que tudo começa. Até mesmo jovens e atletas ativos podem ter problemas nas articulações devido à falta de higiene. Então, para os mais velhos, é ainda mais importante que se mantenha tudo em ordem.  

    PROCURE UM ESPECIALISTA

    Procurar um dentista para realizar a manutenção e tratamentos é a opção mais adequada para manter a mastigação dos idosos nas melhores condições possíveis. A nossa maior dica é buscar profissionais que trabalham com os melhores produtos do mercado, como são os produtos Bausch. Temos experiência de décadas no Brasil e no mundo, e somos líderes em fabricação de papéis de articulação em todo o país. Enfim, quando falamos de articulação e problemas relacionados, você pode confiar.

    Se você é dentista, confira nossa galeria de produtos e ofereça sempre o melhor aos seus pacientes. Entre em contato com nossos distribuidores e tenha a linha Bausch em seu consultório.  

    Facebook Comments