BLOG

  • Afinal, o que é oclusão?

    Saiba o que é oclusão

    Saiba o que é oclusão e as consequências dos problemas relacionados a ela

    O campo odontológico responsável pelo estudo das relações de mordida entre as arcadas dentárias superior e inferior, considerando relação dinâmica, morfológica e funcional. Em outras palavras, oclusão nada mais é do que a forma como sua dentição se comporta em sua boca. Para que esta relação esteja em perfeitas condições, o ideal é que se firme uma correta relação entre os maxilares e, assim, uma disposição dentária que promova a manutenção da mastigação, fonação, deglutição e estética – as funções orais.

    Má oclusão: causas e sintomas

    Você já leu aqui no blog sobre como a evolução do ser humano afetou o desenvolvimento bucal e pode ter influenciado na oclusão. Dores de cabeça, ruídos articulares, zumbidos no ouvido, travamento ao abrir e fechar a boca, podem ser listados como principais sintomas de distúrbios oclusais. Alguns pacientes relatam, ainda, travamento ao abrir ou fechar a boca, limitação de abertura bocal, desgaste nos dentes e dificuldade na mastigação. Pode-se listar como causas ambientais da má oclusão:
    • hábitos bucais quando recém-nascido, como utilização de chupetas, mamadeiras, dedo, etc;
    • problemas respiratórios, como adenoide, rinite, sinusite;
    • alimentação pastosa ou líquida, que não estimula a mastigação;
    • influências nutricionais, alterações hormonais; traumas e tumores.
    Existe uma grande dificuldade dos músculos e articulações se adaptarem frente a problemas de má oclusão. É possível que as dores comecem esporádicas e tornem-se frequentes, sendo necessário um ajuste na oclusão ou remoção do trabalho deficiente para resolução do caso.

    Tratamento da má oclusão

    Pacientes que possuem dentes naturais desalinhados e que não sofreram tratamentos odontológicos para problemas oclusais, devem procurar um ortodontista e, assim, corrigir a má oclusão de maneira geral. Pensando em facilitar o diagnóstico dessa situação, a Bausch desenvolveu produtos alinhados com as necessidades dos profissionais da área. Para um diagnóstico preciso, produtos precisos. São linhas de papel carbono, pinças, papeis de articulação e acessórios específicos para um diagnóstico completo. A exemplo do papel de articulação Bausch 100 Micras, que, com coloração progressiva, é o único papel do mercado que evidencia forças de mastigações diversas. E sem a necessidade de secar para morder. Conheça toda linha de produtos em: bauschbrasil.com.br/produtos/

    Facebook Comments